Perguntas Frequentes

Ainda não tenho o instrumento que vou aprender mas estou a pensar em adquirir. O que devo fazer?

Se ainda não tem instrumento e pretende adquirir um, recomendamos que antes peça uma opinião junto do professor responsável.

Gostava de me inscrever pela primeira vez em Piano. Existem muitas turmas disponíveis. Em qual me devo inscrever?

O currículo de Piano encontra-se adaptado a diversas faixas etárias.

Se vai aprender piano pela primeira vez, deverá escolher uma das seguintes turmas, em função da idade:

  • 5 a 11 anos: Nível de Iniciação (Infantil)
  • 11 a 17 anos: Nível 1 Condensado (Júnior)
  • 18 ou mais anos: Nível 1 Adultos

Se já aprendeu piano antes, estas turmas poderão não ser a melhor opção para si, pelo que deverá contactar a Escola para falar com um professor da disciplina.

Onde posso adquirir os manuais adoptados para a disciplina?

A aquisição dos manuais pode ser feita através da Escola bastando para isso enviar um email para escola@musicabarcarena.pt. O valor dos manuais será cobrado na mensalidade seguinte à data da encomenda. De acordo com o distribuidor, o prazo de entrega varia entre 2 a 3 semanas.
Se pretender adquirir pelos próprios meios, a editora FABER é distribuída em Portugal pela Intermúsica – Representações Musicais e Artisticas. Pode também encomendar através da Internet consultando sítios especializados na venda de livros. Para evitar erros na encomenda, recomendamos sempre a pesquisa pelo ISBN.

Porque são necessários os auscultadores para aula?

Na sala de aula, cada aluno tem ao seu dispor um teclado YAMAHA Piaggero NP-11. Os teclados digitais permitem que o som possa ser ouvido apenas através de auscultadores. Assim, nos momentos em que um professor está a ouvir um aluno individualmente, os restantes alunos podem treinar um pouco mais ou aproveitar para aquecer os dedos.

Quanto tempo devo praticar por semana?

Embora o mais importante seja a qualidade do tempo de treino, deixamos a título indicativo tempos de treino recomendados para quem está a aprender piano.

  • Iniciação: 15 minutos, 5 vezes por semana;
  • Nível 1: 20 minutos, 5 vezes por semana;
  • Nível 2A/B: 25 minutos, 5 vezes por semana;
  • Nível 3A/B: 30 minutos, 5 vezes por semana;
  • Nível 4: 35 minutos, 5 ou mais vezes por semana;
  • Nível 5: 40 minutos, 5 ou mais vezes por semana;

Porque motivo não existe redução de mensalidade nos meses em que existem interrupções lectivas (férias, feriados, etc..)?

A Escola de Música de Barcarena, enquanto valência do Centro Social e Paroquial de Barcarena, não recebe qualquer subsídio externo para apoio à sua actividade de ensino da música contando apenas com as mensalidades pagas pelos alunos.

O valor da mensalidade em cada ano lectivo é calculado tendo por base uma estimativa de custos e que engloba, por exemplo, as seguintes áreas:

  • Remuneração de professores e colaboradores;
  • Limpeza e manutenção dos espaços;
  • Água, eletricidade, comunicações, aquecimento, etc..;
  • Aluguer de espaços para audições;
  • Aquisição e renovação de material didático (por ex.: instrumentos musicais);

Após o cálculo deste valor, o mesmo é dividido pelo número de alunos previstos, e a seguir pelo número de mensalidades a pagar no ano lectivo. Assim, chegamos a um valor de mensalidade que é igual ao longo do ano lectivo e reflete o custo do aluno para a Escola.

Se porventura, optássemos por “reduzir” as mensalidades em meses com interrupções lectivas, como é o caso do período do Natal e da Páscoa, esta situação acabaria por traduzir-se no seguinte:

  • Em vez de se dividir o custo anual por 9 meses para obter o valor da mensalidade, em alternativa, teríamos de dividir por menos meses (7 meses e 2 meios meses = 8 meses).
  • A primeira consequência desta alternativa seria uma mensalidade mais elevada (+12,5%), embora com reduções nos períodos do Natal e da Páscoa. No entanto, o aluno iria pagar ao longo do ano lectivo o mesmo montante que na modalidade atual.

É neste sentido que mantemos o que está previsto no regulamento interno, ou seja, as interrupções letivas não conferem qualquer desconto na mensalidade.

Até que dia do mês posso pagar a mensalidade?

De acordo com o regulamento em vigor, as mensalidades deverão ser liquidadas até ao dia 10 de cada mês.

Após o dia 15 de cada mês, o aluno incorre numa penalização de 25% sobre o valor da mensalidade em dívida.

De acordo com os procedimentos internos adotados pelo Centro Social Paroquial de Barcarena, do qual faz parte a Escola de Música de Barcarena, todos os alunos que não regularizem o pagamento da mensalidade até ao último dia útil do mês ficarão automaticamente com as suas inscrições suspensas e impedidos de frequentar as aulas no mês seguinte.

A suspensão será levantada apenas após liquidação total dos valores em dívida.